• Viva Guarapuava

A Entre Rios de hoje se reencontra com o seu passado

Comemorações dos 70 anos começam de manhã, com exposição histórica e barril de chope


A partir das 10 horas da manhã desta quarta-feira, Entre Rios dá a largada às festividades comemorativas aos 70 da Cooperativa Agrária e da Colonização Suábia em terras brasileiras. A festa só termina na noite de domingo, após uma sucessão de eventos culturais, históricos, recreativos, regados a muita comida e bebida típicas. Estima-se que cerca de 6.000 pessoas passarão diariamente pelo Centro de Eventos na Colônia Vitória, que concentra toda a programação.


As comemorações marcam o reencontro de uma Entre Rios moderna e tecnológica com o seu passado de superações, de um povo que foi expatriado de sua terra natal, a antiga Iugoslávia, pós 2ª Guerra Mundial, viveu no exílio durante 7 anos, até ser repatriado para Entre Rios, Guarapuava, a partir de 1951. As 500 famílias que se instalaram em Entre Rios deram início a uma história de muito trabalho, desafios e unidade, tendo como base a Cooperativa Agrária, e a agricultura como objetivo principal.


Nas festividades dos 70 anos, a palavra de ordem é alegria, com uma programação que se inicia no despertar do dia e só termina no começo da madrugada. Mas também é demonstração de força: o Mega-Encontro de Tratores, mais do que bater o recorde mundial do Guiness Word Book, com 1.500 máquinas num desfile no dia 7, pretende mostrar ao mundo a “força do agro brasileiro”, representado por Entre Rios.


QUARTA-FEIRA


Nesta quarta-feira, as atividades começam com a inauguração da Exposição do Museu Histórico de Entre Rios, das 10 às 11 horas. Em seguida (das 11h30 às 12 h), haverá a abertura oficial da Festa dos 70 anos, com a presença de autoridades locais e estaduais. Por tradição, a festa começa com a abertura do barril de chope e brinde entre os presentes.

Na parte da tarde (13 às 15 h), apresentações culturais, seguido de Desfile de Máquinas Agrícolas (15 às 17 horas), Homenagem aos Pioneiros (18 às 19 h), lançamento do livro “A História de Entre Rios” (19 às 20 h), show Banda Original Donauschwaben Musikanten (20h30 às 23 h) e da Banda Society (23 à 1 h).


QUINTA-FEIRA


Para os shows, incluindo o do cantor Daniel, nesta quinta-feira 6, as entradas podem ser adquiridas pelo site www.70anosentrerios.com.br.


Antes do Daniel, na mesma noite, a festa será embalada pela Banda Society e o Grupo Gauchesco Talagaço.


Na sexta-feira, 7, todos os shows acontecem na área externa do Centro de Eventos. Apresentam-se Julio Cézar e Montenegro, Tchê Garotos, Carreio e Capataz, e Conrado e Aleksandro. A expectativa é de 10.000 pessoas circulando nesse dia.


O sábado é dedicado à programação cultural da festa e será embalado por muita música alemã. Tocam durante a noite: Banda Original Donauschwaben Musikanten, Banda Dorfrocker (diretamente da Alemanha), Banda K`nekus e a Banda Dorfmusikanten.


Os ingressos são limitados e variam de R$ 25,00 a R$ 100,00, de acordo com o dia e local escolhido para acompanhar os shows. Nos dias 05 e 09, primeiro e último dias da festa, todas as atrações são gratuitas.

mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1818 por Joaquim de Marçal nunca foi encontrado

DEIXE SUA OPINIÃO

Obrigado!