- Viva Guarapuava
Novos desafios de uma velha senhora

O período de aniversário é um convite para reflexão.
O mesmo acontece com uma cidade.
Guarapuava é uma senhora com mais de 200 anos, cuja história remonta à disputa de território entre Portugal e Espanha no Século XVII, conforme preconizava o Tratado de Madri.
Da descoberta em 1772 até o início do povoamento, em 1810, com a chegada dos colonizadores que compunham a Real Expedição Colonizadora, Guarapuava nasceu como vilarejo e a partir de 1819 ganhou o foro de Freguesia de Nossa Senhora de Belém, o que lhe conferia o "status" de cidade.
Neste dois séculos e meio, povos de diferentes matizes étnicas aqui vieram se "aprochegando". Uns com sotaques eslavos, outros orientais, misturados às gentes que vieram habitando o Terceiro Planalto Paranaense desde seus primórdios, trazendo os traços dos índios, dos negros.
Guarapuava chega hoje diante de diversos desafios, embalados pelo crescimento exponencial em segmentos específicos, como o da saúde e do ensino superior, confirmando, como tem sido praxe nas últimas décadas, sua liderança no meio rural.
O maior desafio para Guarapuava é a indústria de transformação. Apesar do notável desenvolvimento na prestação de serviços e do avanço tecnológico na produção agrícola, com sucessivos recordes de produção e produtividade, ainda capengamos no aporte industrial com capacidade semelhante à que produz matéria-prima.
O presente projeto, "Guarapuava é a gente que faz", objetiva oferecer canais para o debate e a projeção de novas perspectivas.
O debate está apenas começando.
SIGA NAS REDES SOCIAIS
www.instagram.com/paranacentral
www.facebook.com/paranacentral
VIVA GUARAPUAVA
www.instagram.com/vivaguarapuava