- Viva Guarapuava
Gerhard Temari lança livro sobre os "mestres" de Entre Rios

Na #LiveDoVida, o agricultor Gerhard Temari, 79 anos, fala o livro de sua autoria "Aos mestres de Entre Rios", uma homenagem aos artesãos que prestaram diferentes serviços no início da Colonização Suábia em Guarapuava, década de 1950. Entre os homenageados, está o pai de Temari, Jakob, que foi sapateiro e iniciou ao filho a arte da sapataria.
Os mestres estão entre os primeiros profissionais a virem para Entre Rios, escolhidos pela excelência de seus serviços e responsáveis pelos primeiros fundamentos nas cinco colônias que compõem o distrito de Entre Rios. Havia entre eles, por exemplo, os carpinteiros que construíram as casas. "Live" conduzida pelo jornalista Paulo Esteche, do #PortalParanaCentral. Da série: IMPERDÍVEL! A partir das 19 horas, no Instagram do #VivaGuarapuava
Para participar, siga www.instagram.com/vivaguarapuava
SOBRE GEHRARD TEMARI
Gerhard Temari nasceu em 21 de dezembro de 1943 em Perjamosch, na Romênia. É filho de Elisabeth e Jakob Temari, e irmão de Josef, Georg e Franz. Chegou na Colônia Vitória, em Entre Rios, distrito de Guarapuava, aos 7 anos de idade. Em 1967 se casou com Erika (in memoriam). É pai de Sílvia e Dorothea e avô de Lukas e Paula. Foi sapateiro aprendiz, office boy e auxiliar contábil. Em sua comunidade, atuou como juiz de paz por 10 anos, assumiu vários cargos na Associação de Educação Agrícola, foi conselheiro fiscal na Cooperativa Agrária, na qual atuou como vice-presidente. É um dos fundadores da Fundação Semmelweis. Em 1967 abriu a filial do escritório da Milba Auditoria Contábil e Assuntos Fiscais, o primeiro de Entre Rios, depois sucedido pelo Escritório Contábil Condor Ltda. Em 2008, foi agraciado com o Prêmio Gralha Azul, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-PR). Atualmente, dedica-se à agricultura.