• Viva Guarapuava

Guarapuava ganha destaque no maior evento brasileiro de Cidades Inteligentes

25 de março de 2022


“Guarapuava está sendo um case muito futurista, de sucesso por dois grandes motivos: primeiro pela velocidade que conseguimos implantar a tecnologia, o que mostra que existe um sistema de adoção compatível, existe um berço tecnológico para que isso aconteça; outro fator importante é a participação da população.” (Prefeito Celso Góes)

Guarapuava teve destaque na 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022, maior evento brasileiro de cidades inteligentes, realizado no Centro de Eventos Parque Barigüi, em Curitiba, na área de soluções de saúde.


O robô Sara, utilizado no call center para triagem de casos de covid-19 e implementação da telemedicina no município, foi apresentado como uma história de sucesso pela empresa desenvolvedora. Desde que foi implantado, no final de janeiro, o Sara fez a triagem de mais de 7.500 pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus.


O fundador e CEO da plataforma LAURA, Jac Fressato, defende que é necessário que o sistema de adoção, paciente/cidadão, os médicos estejam prontos para atender a população com tecnologia. “Guarapuava é uma evidência disso”, explicou Jac Fressato.


O serviço também é usado em Curitiba e fez parte das iniciativas apresentadas pela cidade durante o evento no Smart Plaza Vale do Pinhão, nesta quinta-feira (24). Integrantes das secretarias da Saúde, Planejamento e Urbanismo, Turismo e Eventos, e Desenvolvimento Econômico e Inovação, acompanharam a apresentação, além de outros projetos integrantes da programação da Smart City Expo Curitiba 2022. O prefeito Celso Góes também visitou os estandes.


“O objetivo é buscar outras iniciativas que possam ser aplicadas na cidade, ajudando no desenvolvimento local por meio da tecnologia e aumentando a qualidade de vida dos moradores”, enfatizou o prefeito.


ESPECIALISTAS


O congresso, que se encerra nesta sexta-feira (25), reúne mais de 100 especialistas de todo o mundo apresentando o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro e Cidades Sustentáveis.


“Durante o encontro nós também trocamos experiências com agentes públicos de todo o Brasil, queremos tornar Guarapuava cada vez uma cidade com recursos tecnológicos e inteligência artificial que melhore os serviços públicos em todas as áreas, especialmente nas da saúde, segurança pública, mobilidade urbana e educação”, destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.


mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1818 por Joaquim de Marçal nunca foi encontrado

DEIXE SUA OPINIÃO

Obrigado!