• Viva Guarapuava

No mês das Festas Juninas, Casa da Cultura expõe livros com temática de São João

8 de junho de 2022


Ler é um dos hábitos mais preciosos que podemos adquirir. É por meio da leitura que conseguimos explorar novos mundos, ter novas ideias e aprender novos vocabulários. O livro, para muitos, é uma forma de conhecer lugares, tradições e mundos diferentes. Em Guarapuava, a população pode ter acesso gratuito a livros de diversificados temas e gostos, com uma simples visita à Casa da Cultura Dr. Eurico Branco Ribeiro.

O espaço conta com a Biblioteca Municipal, que dispõe de mais de 20 mil títulos disponíveis à comunidade, e que podem ser usados para consultas, leitura e empréstimos, sejam literários, didáticos ou históricos. E, em alusão às festividades de São João, a Casa da Cultura promove uma exposição temática com os livros e com a decoração, que remetem às comemorações juninas.

“As festividades de Junho e julho são um patrimônio riquíssimo da cultura brasileira. As professoras da Biblioteca Municipal fizeram uma lista de recomendações com literatura, livros de gastronomia com comidas típicas e livros teóricos que dissertam sobre os fundamentos destas datas comemorativas”, explicou a secretária municipal de cultura, Rita Felchak.

A professora Luciana Kuntz Neves, fala sobre como as festas juninas são uma das manifestações culturais brasileiras mais expressivas e as preferidas das crianças. No entanto, apesar da animação pelas festas, não se tem interesse pelas histórias que deram origem a estas manifestações populares. “Apesar das festas juninas estarem presentes em nossa cultura, poucos sabem a sua origem e conhecem a história de seus diversos componentes. O livro Festas Juninas, Festas De São João: Origens, Tradições e História, da autora Lúcia Helena Vitalli Rangel, fala não só das raízes das comemorações, mas também recupera suas tradições, que lhe conferem um encanto especial às músicas e danças, às simpatias das moças, os jogos e as receitas mais populares de forma que podem ser apreciadas e reproduzidas por todos aqueles que tomam parte nas festas”, finalizou.

Interessados em emprestar qualquer livro, basta comparecer à Casa da Cultura e se cadastrar, levando o RG, CPF e comprovante de residência. A carteirinha que possiblita o empre´stimo de exemplares também é feita de forma gratuita.

A Casa da Cultura em Guarapuava, fica na Rua Alcione Bastos, 1821 – Alto da XV. Existe também a possibilidade de fazer o cadastro pelo WhatsApp, no número 42 3621 4584.

Mais informações pelo telefone: (42) 3621-4583.



mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1818 por Joaquim de Marçal nunca foi encontrado

DEIXE SUA OPINIÃO

Obrigado!