• Viva Guarapuava

O pinhão na mesa do guarapuavano

5 de junho de 2022


Domingão chegou e a dica do "chef" do Viva Guarapuava é uma mistura saborosa que tem tudo a ver com a Serra Paranaense: alcatra com o nosso pinhão, que é o fruto mais tradicional desta temporada aqui nas plagas do 3⁰ Planalto. A receita é simples e deliciosa.


CUBOS DE ALCATRA COM PINHÃO


INGREDIENTES


500 g de pinhão

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

700 g de alcatra cortada em cubos médios

Tempero a gosto

meia xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)

meia xícara (chá) de água (100 ml)


01h e 30 minutos

8 porções



MODO DE PREPARO


Em uma panela de pressão, coloque o pinhão, cubra com água e cozinhe em fogo alto por 40 minutos, após o início da fervura. Desligue o fogo, espere a pressão ceder e reserve para amornar. Descasque e corte cada pinhão em quatro partes, no sentido do comprimento.

Em uma panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a carne e frite por 15 minutos, mexendo de vez em quando, ou até dourar. Tempero a gosto.

Adicione o vinho e a água, e, ao levantar fervura, junte o pinhão e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida.



DICA


A safra do pinhão é entre os meses de maio e junho. Por isso, é um dos alimentos típicos de festa junina, a festa mais tradicional no Brasil nesta época do ano.

Se preferir, substitua o pinhão pela mesma quantidade de castanha-do-Brasil (ou castanha-do-pará) crua, refogando-a após fritar a carne.




mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1818 por Joaquim de Marçal nunca foi encontrado

DEIXE SUA OPINIÃO

Obrigado!