• Viva Guarapuava

"Pincel, traços e realismo", de Jurema Opuchkevitch

14 de junho de 2022

Até o próximo dia 30 deste mês de junho, o Campus Cedeteg recebe a exposição “Pincel, traços e realismo”, da artista plástica Jurema Opuchkevitch. Organizada pela Diretoria de Cultura da universidade, a mostra está disponível à visitação do público no Centro de Convivência do campus.


Autodidata, Jurema descobriu a paixão pela pintura ainda criança e aprimorou o dom através de cursos online. “Esse amor pela arte, pela pintura, começou muito cedo, como começa com todas as crianças que despertam a criatividade para a pintura, para o desenho, já desde cedo. Isso começou comigo também desde cedo. Eu comecei a trabalhar em 1998 fazendo desenhos em grafite e comecei a ensinar também. Foi um hobby que evoluiu para uma carreira”, diz Jurema, que atualmente ministra cursos de desenho e pintura.


A exposição é composta de telas realistas que retratam pessoas, animais e paisagens. “Eu escolhi esse estilo porque é o que eu mais me identifico. Eu gosto de retratar o que eu estou vendo e em todos os meus trabalhos – tanto no grafite, como no lápis de cor, como na tela – e u retrato as coisas como elas são”.


Nascida em Guarapuava, Jurema ressalta a importância de prestigiar a arte e incentivar os artistas locais. “A gente tem o costume de exaltar as coisas que vem de fora, principalmente de fora do país, e, às vezes, a nossa região tem vários artistas bons, pessoas que trabalham com arte e muitas vezes estão escondidos com os talentos. Gostaria de convidar as pessoas para prestigiarem mais os artistas locais, venham dar uma olhada também na minha exposição, para dar um incentivo para nós artistas da região”, declara a artista.

mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1818 por Joaquim de Marçal nunca foi encontrado

DEIXE SUA OPINIÃO

Obrigado!