• Viva Guarapuava

Tablets vão auxiliar crianças no ensino da matemática em Guarapuava

29 de março de 2022


Nesta segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a plataforma de ensino digital Matific, realizou uma nova entrega de tablets para alunos da Escola Municipal Elcidia de Santa Maria, no Bairro Industrial.

Foram entregues 30 tablets, que irão ser rotacionados para todos os 108 alunos durante as aulas de matemática. Além disso, os servidores também receberam o equipamento para auxiliar na comunicação interna e organizacional da escola. “São materiais de qualidade que vão contribuir e assessorar os professores no ensino da matemática. A escola traz a tecnologia que as crianças convivem no dia a dia dentro da sala de aula em benefício do aprendizado”, explica o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

A tecnologia em sala de aula servirá para o uso da plataforma Matific, que através de um ensino interativo e envolvente, permite que o aluno cumpra o conteúdo matemático do currículo.

De acordo com a diretora da escola, Regina Abramoski, os tablets vão circular em todas as turmas e devem aumentar o interesse dos alunos em aprender. “Eles vão começar a aprender de uma forma divertida, como eles já estão acostumados com os jogos, vai ser algo familiar a eles e despertar ainda mais a curiosidade dos alunos”, destaca.

Essa forma divertida de aprender, está relacionada ao processo de gamificação da plataforma, explicada pelo diretor do Departamento de Informática Educativa da SEMEC, James Ishimoto. “O Matific tem a gamificação como atrativo para as crianças, então quando elas abrem a plataforma, podem primeiramente criar seu personagem, customizando roupa, cabelo e cor da pele. Em seguida, o aluno ganha acesso a diversos jogos com diferentes objetivos relacionados à matemática, cumprindo esses objetivos, ele ganha pontos, que podem ser trocados em itens dentro da plataforma”, explica James.

A professora Eleni Alves reforça a fala da diretora de que o equipamento, junto com a plataforma, vai facilitar ainda mais o processo de aprendizado. “A matemática vai muito além daquilo que a grade curricular mostra, ensina o aluno a lidar com outros diversos tipos de problemas, então tornar isso mais acessível para os alunos, de uma forma que desperta mais a curiosidade deles, só tem como ser positivo”, conta a professora

Um dos alunos do segundo ano, Vitor Sosnitzki, falou com animação sobre seu avatar na plataforma Matific. “É muito legal, eu pude colocar uma jaqueta nele e os jogos são muito legais mesmo”, disse empolgado.

A entrega dos tablets e a orientação para os alunos seguem acontecendo e as próximas escolas contempladas são: Escola Pedro Itararé, Escola Professor Dionísio e Escola Municipal do Campo Enoch Tavares.

mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1818 por Joaquim de Marçal nunca foi encontrado

DEIXE SUA OPINIÃO

Obrigado!