O médico que
aprendeu a transformar o que vê em emoção

O que pensa o médico Gilberto Saciloto, natural do Norte do Paraná e guarapuavano por adoção, sobre a "mania" de exprimir suas emoções através de uma lente fotográfica. 

gilberto saciloto.jpg
lila salto são francisco.jpg

O casal de "influencer" Lila e Nasser é um dos mais festejados da web. Eles percorrem o Brasil divulgando lugares paradisíacos. Lila é pernambucana do Recife e Nasser, guarapuavano. Guarapuava passou a ser um roteiro natural do casal. Na foto, o Salto São Francisco

eduardo matysiak.jpg

O fotógrafo guarapuavano Eduardo Matysiak, hoje radicado em Curitiba, já chegou a ser comparado ao premiadíssimo Sebastião Salgado, pelos temas sociais que aborda em suas imagens. Com publicações em diversos veículos de comunicação do Brasil e exterior, Matysiak vez ou outra retorna a Guarapuava para rever a família e fazer seus registros fotográficos. É uma pausa para o polêmico repórter das causas sociais. Na terra natal, o que ele mais gosta é retratar contrastes nos pontos turísticos. Na foto, um dia de geada no último e intenso inverno, no Parque do Lago

Um olhar para quem olha para Guarapuava

O guarapuavano é um ser essencialmente conectado com a natureza, herdeiro das tradições tropeiras e das lidas no campo bruto.  Junto à segunda maior reserva florestal do Paraná, na Serra da Esperança (perde apenas para a Serra do Mar), está o Parque São Francisco, com uma queda de água com 176 metros de altura, mais cachoeiras e rios que se espalham ao longo de um território de 3.115 quilômetros quadrados. A área urbana é dotada de diversos parques e logradouros, incluindo o Parque Recreativo do Jordão e na área rural toda a extensão do Rio das Pedras, com 35.000 hectares, que abastece a população de água potável.

Toda essa exuberância, com clima úmido-temperado, é um prato cheio para fotógrafos e film-maker, sejam profissionais ou amadores. Vamos retratá-los em uma de nossas jornadas jornalísticas: são eles que congelam as imagens do dia a dia guarapuavano e levam para fora das linhas do Terceiro Planalto. 

BLOG
DO VIVA

espaço para pensar, repensar, noticiar
guarapuava

mapa antigo gp.jpg

Ano de 1819 lembra o ato formal de fundação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém 

tropeiros.jpg

Documento original assinado em 1819 pelo Padre Chagas nunca foi encontrado

gp hoje.jpg

SÉRIE
Guarapuava é a gente que faz 

CONTINUE LENDO